top of page
_MG_5041_edited

_MG_5041_edited

_MG_5286_edited

_MG_5286_edited

WhatsApp Image 2025-05-24 at 09.42.01

WhatsApp Image 2025-05-24 at 09.42.01

8

8

7

7

_MG_5308

_MG_5308

O Observatório de Orçamento e Finanças Públicas dos Entes Subnacionais (OFIP) é um grupo de pesquisa independente. Nosso objetivo é produzir estudos e análises que ampliem a compreensão do orçamento e das finanças públicas como um condicionante decisivo para a disputa por políticas públicas.

Nosso Missão

 

É  ser referência na geração de conhecimento aplicado e acessível sobre orçamento e finanças públicas, aproximando vários atores tais como a academia, a sociedade, agentes privados e os gestores públicos a partir de uma análise crítica e técnica e acessível acerca da gestão fiscal, consolidando-se como ferramenta essencial para o debate e fornecimento de subsídio para o aprimoramento das políticas públicas no Brasil.

Nosso compromisso

 

É voltado à melhoria da gestão pública e ao interesse da sociedade, com a clareza e acessibilidade dos dados públicos.  Fomentar a integração acadêmica e profissional e articulação interinstitucional, por meio da valorização da pesquisa, da prática e da formação de especialistas em finanças públicas e orçamento. Além disso, apoiar a construção de pontes entre diferentes atores públicos, privados e sociedade civil – com o com o objetivo de fortalecer o diálogo, o aprendizado mútuo e a construção coletiva de soluções para os desafios do orçamento e finanças públicas.

O que fazemos?

Nosso projeto é estruturado  em pesquisa científica. Produzimos pesquisa científica por meio de publicações, boletins, cartilhas e notas técnicas que buscam disseminar o debate sobre finanças públicas e aproximar os temas acadêmicos da sociedade.

Image by Scott Graham

 

Por que fazemos?

Nosso projeto parte do reconhecimento de lacunas no debate sobre orçamento e finanças públicas em três esferas distintas:

Na academia, observa-se a ausência de estímulo para que estudantes se aprofundem no tema, revelando uma carência estruturante nos currículos do ensino superior.

Nos espaços de decisão, falta um debate sistemático e contínuo sobre orçamento e finanças públicas, frequentemente restrito a momentos de crise fiscal.

Na sociedade civil, embora a disputa por políticas públicas esteja diretamente condicionada ao debate orçamentário, o acesso e a influência sobre esse processo ainda é um dos principais desafios enfrentados pelos movimentos sociais.

Boletim de Orçamento e Finanças Públicas dos Estados Brasileiros

Boletim de Orçamento e Finanças Públicas dos Estados Brasileiros é uma publicação quadrimestral do OFIP que aborda conjuntura, orçamento público, receitas, despesas e resultados fiscais dos estados brasileiros.

O propósito da publicação é manter uma comunicação com pesquisadores e a sociedade em geral sobre a evolução das contas públicas dos estados brasileiros, além de refletir a opinião do próprio observatório em temas sensíveis ao longo do ano, como o Propag no ano de 2025.

Diálogos sobre Orçamento e Finanças Públicas

Os diálogos entre o OFIP e a academia, gestão pública e sociedade civil são feitos em diferentes formatos, como workshops, mesas de debate, rodas de conversa e minicursos que variam de acordo com a complexidade do tema nas finanças públicas. O propósito dos diálogos é trocar experiências e identificar demandas que podem ser pautas em publicações do OFIP

bottom of page