
Pesquisadores Associados


Karine Vargas
Idealizadora e Coordenadora
Doutora pelo programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ. Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pela UFRRJ. Pós-Graduada em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UFF. Graduada em Ciências Econômicas pela UFRRJ (2013). É assessora especializada em orçamento e finanças públicas na ALERJ desde 2015. Em 2010 atuou no FPO/CORECON, no corpo técnico da Subsecretaria de Política Fiscal na SEFAZ/RJ (2011-2014), como pesquisadora visitante no IPEA (2020-2023) e como consultora externa no Banco Interamericano de Desenvolvimento na Divisão de Gestão Fiscal (2023). Tem experiência na área de Orçamento Público, Finanças Públicas e Financiamento de Política Pública da educação, saúde e segurança pública.

Lídia Arantes
Pesquisadora
Doutora pelo programa de pós-graduação de Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2024). Mestre em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (2018). Pós-Graduação pela PUC Minas em Gestão Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas (2011). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (2009). Experiência como Pesquisadora de Economia perpassando por áreas como Economia Industrial, Economia da Inovação e Mudança Tecnológica, Economia do Conhecimento, Sistemas de Inovação e Arranjo Produtivo Local. Vinculada à Rede de Pesquisas em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (Redesist/UFRJ). Experiência como Assessora na Assessoria Fiscal da ALERJ. Atualmente é Assessora Parlamentar na área de orçamento e finanças públicas na ALERJ.

Camila Callegario
Pesquisadora
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2011, atua como assessora parlamentar, especificamente sobre assuntos relativos ao orçamento e finanças públicas estaduais, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - Alerj. Anteriormente, integrou a equipe do Fórum Popular de Orçamento (2009-2010), iniciativa vinculada ao Conselho Regional de Economia - CORECON/RJ e fez parte do grupo de analistas da receita estadual na Subsecretaria de Política Fiscal, na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro (2010-2011).
Atuou como pesquisadora auxiliar no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA (2020-2023).

Fabio Pontes
Pesquisador
Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ (2015) e cursando Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública pela UERJ. Em 2010, atuou no FPO/CORECON, no corpo técnico da Subsecretaria de Política Fiscal na Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro como Coordenador de Acompanhamento das Empresas Estatais. Em 2015, tomou posse em cargo efetivo no Banco do Brasil. Em 2023, retornou cedido à Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, lotado na Subsecretaria do Tesouro,
onde atualmente é Coordenador de Acompanhamento e Controle dos Gastos Públicos. Tem experiência na área de Orçamento Público, Finanças Públicas e Política Fiscal.

Eduardo Brandão
Pesquisador
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ),
possui Especialização em Direito Financeiro e Tributário, pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e cursando Mestrado Profissional em Controladoria e Gestão Pública pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. . É Especialista em Finanças Públicas da Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro desde 2012. No órgão, foi também Assessor de Estudos Econômicos, além de Assessor e Coordenador de Relações Federativas, Transparência Fiscal e Projeções de Receita. Representante da Superintendência de Acompanhamento da Receita Pública de 2022 a 2025. Atualmente assessor na subsecretaria de política triburária da Sefaz/RJ.

Letícia Inácio
Pesquisadora
Doutoranda e Mestre em Economia pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Indústria e da Tecnologia da UFRJ. Bacharela em Ciências Econômicas pela UFRRJ. Atua como pesquisadora do Observatório do Conhecimento e Grupo de Pesquisa em Política Econômica, realizando estudos sobre o orçamento da educação superior no Brasil, orçamento federal, emendas parlamentares e política macroeconômica. Nos períodos de 2023 - 2025, atuou como professora assistente no IE/UFRJ na área de Teoria Macroeconômica Aplicada, especificamente na Teoria da Dinâmica Capitalista. Neste âmbito, realizou pesquisa sobre modelos de crescimento liderados pela demanda, que resultou em dissertação que tratou de uma decomposição da relação dívida-PIB brasileira no período de 2003 - 2021. Áreas de interesse incluem orçamento, planejamento e finanças públicas, teoria macroeconômica e economia do setor público.

Maysa Aquino
Auxiliar de Pesquisa
Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Também é Técnica em Informática formada pelo CEFET/RJ - Nova Friburgo. Atualmente, é Assessora de Política Fiscal na Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, lotada na Subsecretaria do Tesouro.
Experiência em modelagem grandes bases de dados, utilizando ferramentas como POWER BI, EXCEL e SQLSERVER. Além disso, participa do projeto de Debates concorrenciais, pesquisando sobre Economia Industrial e Condutas Anticompetitivas.

Mateus Isaque
Auxiliar de Pesquisa
Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Técnico em Administração pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Atualmente, é estagiário de Política Fiscal na Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ/RJ), na Superintendência de Acompanhamento da Despesa Pública.
Suas atividades são focadas em finanças públicas, envolvendo análise de dados, gestão de banco de dados com SQL, automação de processos e desenvolvimento de dashboards analíticos em Power BI.
.png)
